RSS

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

As nossas histórias

Competência: Desenvolver competências ao nível da produção de textos escritos com diferentes objectivos comunicativos e conhecer técnicas básicas de organização textual.
Actividades: Criar histórias.

Todos diferentes, todos iguais

Era uma vez um velhinho, vendedor de balões, muito esperto que estava numa feira com os seus balões.
Para chamar a atenção largava um balão de vez em quando, e os meninos corriam a pedir um balão aos pais.
Largou um branco, um vermelho, um azul…largou balões de várias cores.
Um menino negro que estava à beira do velhinho fixava o olhar a cada balão que o velhinho largava até ele desaparecer no infinito.
O menino negro fixou o olhar também num balão preto que o velhinho tinha na mão e nunca o largava.
Então o menino curioso perguntou:
-Senhor, porque não largais esse balão preto, será que subirá?
O velhinho cortou-lhe a corda e viram o balão subir como os outros.
Então o velhinho disse:
-Viste, os balões são como as pessoas, o que importa é o que está dentro!

Tiago José Macedo Leite-9 anos


O Alerta

Numa linda noite, estava uma brilhante constelação pousada no céu. Saturno, o planeta dos anéis estava a discutir com Júpiter acerca da poluição no Mundo e disse:
-Isto não pode ser, temos que pôr um ponto final na poluição, é inadmissível!
-Antigamente a água parecia um espelho prateado que reflectia tudo de maravilhoso, mas agora as águas estão muito poluídas – disse Júpiter.
Passado algum tempo, apareceu o planeta Terra que acrescentou:
-Tenho estado a ouvir-vos este tempo todo, e quero vos dizer que não são só os rios que estão poluídos, também está a outra metade do Mundo.
-Que tipo de poluição? – questionou Júpiter.
-Por exemplo, o fumo dos carros é o pior, dá-me uma gripe autêntica – respondeu a Terra.
No dia seguinte, os três planetas resolveram agir. Então foram avisar toda a gente do Mundo para não poluir e para evitar andar de carro, e sugeriram que andassem em transportes públicos. E assim foi, passaram anos e anos e toda a gente se comprometeu a fazer e a dar os conselhos dos três planetas.

Moral da história: Quem te avisa teu amigo é.

Inês Teixeira-9 anos



Vida de gotinha de água

Tudo começou numa lindíssima nuvem cor-de-rosa. Eu, uma pequena e rechonchuda gotinha de água, estava a dormir uma bela sesta quando uma fria corrente de água bateu em mim. Aí deu-se a precipitação. Eu nem queria acreditar, estava linda!!! Era um floco de neve, parecia uma linda bailarina a dançar no ar. Mas de repente pim…pim…pim… Era novamente uma gota de água. Mas não desesperei, aí deu-se a evaporação. Eu subi, subi, até que cheguei à minha aconchegada cama à hora do jantar e contei a minha aventura. A minha mãe começou logo a ver se estava tudo bem comigo. É uma mãe galinha!
E assim andei, precipitação, evaporação e fusão, até ser velhinha!!! Eu fiz muitos amigos e conheci países novos. Por exemplo quando fui à Suíça adorei o chocolate, na França adorei os caracóis e assim fui andando. A esta vida chama-se ciclo da água. Que viagens fantásticas!!!

Matilde Rocha - 9 anos




Sem comentários: