RSS

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Circuitos Eléctricos

Competência: Desenvolver o gosto pela experimentação.
Actividades: Realizar experiências em grupo sobre circuitos eléctricos utilizando uma pilha, uma lâmpada e fios.


Hoje, esteve na nossa sala a nossa querida ex-estagiária Graciete. Ela deu-nos uma aula experimental sobre circuitos eléctricos. Ficamos a saber que uma lâmpada é constituída pela ampola, a parte de vidro onde está um gás e o filamento, pelo casquilho, parte de latão que serve para fazer o contacto da lâmpada. - Inês


Depois estivemos a falar dos vários tipos de pilhas. Realizamos a primeira experiência sem fios, só com uma pilha e uma lâmpada. Colocamos a ponta do casquilho da lâmpada num dos pólos da pilha, inclinamos a lâmpada até o casquilho tocar no outro pólo. A lâmpada recebeu a energia da pilha e deu luz. - Sofia



Na segunda experiência utilizamos o mesmo material, mas foi preciso um fio com duas pinças crocodilo nas pontas. Pusemos uma das pinças num pólo da pilha e a outra colocamo-la no casquilho da lâmpada. A lâmpada deu luz, o cobre que está contido no fio de plástico passou a energia da pilha para a lâmpada. - Daniel


Depois veio a parte que eu mais gostei. Acendi uma lâmpada com dois fios. Prendendo cada pinça crocodilo de cada fio em cada um dos pólos da pilha e colocando uma pinça crocodilo na parte lateral do casquilho da lâmpada e pondo o outro crocodilo no bico do casquilho, uma vez mais a energia circulou e a lâmpada acendeu. - Tiago


Conclusão: Ao longo desta actividade verificamos que, foi preciso que a energia da pilha circulasse pelos dois pontos do casquilho para que a lâmpada se acendesse. Foi uma aula muito interessante e luminosa, posso até dizer que passou à velocidade da luz. - Daniel

Mais experiência? ... Então clica aqui

2 comentários:

Graciete disse...

Olá queridos amigos!
Queria agradecer-vos, uma vez mais, por me terem acolhido na vossa sala de aula e partilhado momentos de aprendizagem e descoberta, sempre com muito entusiasmo e dedicação.
Fizeram um excelente trabalho! Partilharam ideias, exploraram os materiais, identificaram as principais partes constituintes de uma lâmpada, experimentaram diferentes formas de a acender recorrendo a uma pilha (sem fios, com um fio e com dois fios), representaram as experiências através de esquemas e retiraram conclusões.
Penso que foi uma actividade bastante proveitosa ao nível das aprendizagens e concordo plenamente com o Daniel quando ele diz “passou à velocidade da luz”…
É sempre um prazer trabalhar com alunos tão carinhosos e interessados em descobrir sempre mais.

Até um dia destes, um grande beijinho para todos!

Graciete Costa

Graciete disse...

Aqui está o endereço de um blogue para quem quiser saber mais sobre a importância do Ensino Experimental das Ciências no Ensino Básico.

http://geniociencia.blogspot.com/