RSS

quinta-feira, 16 de abril de 2009

A Florindinha

Competência: Desenvolver processos básicos de compreensão da leitura.
Actividades: Exercícios de avaliação de processos integrativos e macroprocessos; Correcção colectiva dos exercícios realizados, com análise/debate das respostas divergentes.

A Florindinha

A Florindinha vive ao fundo da aldeia, numa casa muito mais velha que ela. A Florindinha tem mais de oitenta anos, sabe histórias do arco-da-velha, está desdentada, usa roupas escuras e nunca quis ir viver para outro sítio.
Tem três filhos, seis netos e um bisneto. Mas todos eles moram em Lisboa e seus arredores. Como enjoa muito, a Florindinha não arreda pé da casa onde seus filhos nasceram, e vive como gosta.
De manhã corta lenha, acende o lume, trata das galinhas e a meio da manhã espera ansiosamente a passagem do carteiro, a ver se vem alguma carta de Lisboa, o que raramente acontece. Mas esperar pelo carteiro é uma bela ocu­pação diária e um bom pretexto para ficar em casa a falar com o Ramelado, um gato muito velho que anda sempre atrás dela. Em Fevereiro, o Ramelado sai de casa e vai ter com as namoradas e só volta quando muito bem entende. Florindinha ralha com ele:
- Seu ingrato! Deixaste-me sozinha e os ratos fartaram-se de dançar noite e dia por cima da minha cabeça. Agora tens de ir para o sótão, seu mal agradecido. Punha todos os dias caldinho no teu prato e tu não vieste comê-lo!
O gato fica cheio de mimo, põe o rabo alçado e roça o corpo nos pés da Florindinha.
Ora um dia a Florindinha tropeçou, caiu e não conseguiu levantar-se. Quando a puseram de pé, ela riu-se, e disse:
- Agora estou muito bem! Há bocado é que senti a modos de um farrapo negro a passar pelos olhos...
No dia seguinte, os três filhos e alguns netos estavam na aldeia a visitar a Florindinha. E disseram-lhe:
- O melhor é a senhora ir para o Lar.
- Pois quereis meter-me numa casa de velhos?!... Essa tal terceira idade...
- Nós ficamos mais descansados se a senhora lá ficar. Tem apoio, tem com­panhia, tem...
- Tem lá o paraíso!... Eu conheço-vos muito bem, meus filhos!
Depois de muita conversa, a Florindinha concordou em ir para o Lar dos Velhos.
- Mas com uma condição — disse ela. — Vou eu, o Ramelado, um galo que canta muito bem e quatro galinhas. Se eles forem comigo, está tudo muito certo.Se não forem, nada feito!

António Mota

1 - Identificar ideias principais.
2 - Inferências.

Sem comentários: