RSS

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ilha de Palavras

Competência: Trabalhar a produção de um texto, assegurando a mobilização do conhecimento prévio e a sua articulação com novas informações.
Actividades: Mobilização de conhecimentos; Visualizar powerpoint "A Ilha das Palavras"; Recolha e selecção de informação; Organização da informação; Textualização; Revisão do texto e publicação.
.
Sessão I - Mobilização de conhecimentos, recolha e selecção da informação



A Ilha Das Palavras
Sessão II -
Organização da informação e textualização

Os alunos, em grupo, estruturam as ideias e desenvolvem o texto.

Sessão III - Revisão e publicação

O grupo expõe o texto à turma e aceita comentários que o possam enriquecer. Após algumas alterações, fazem a sua postagem no blogue.

Alguns textos:

Ilha de Palavras

Era uma ilha diferente das outras e muito misteriosa. À beira dessa ilha havia um mar com rochas que tinham palavras escritas .
Os poetas brincavam com as letras donde surgiam ideias fabulosas para os livros que iam escrever.
Em honra dos poetas havia estátuas feitas de palavras e uma foto dos escritores no topo.
Havia montanhas em forma de letras que lhes transmitiam um novo vocabulário.
Existiam palavras agudas, graves e esdrúxulas.
Lá havia uma floresta com muitos sons onomatopaicos, como o da cascata, o do vento, o dos pássaros e muitos outros. As casas eram feitas com várias cores e palavras poéticas.
Os instrumentos tocavam músicas melodiosas. No rio da ilha havia peixes de várias cores, tamanhos e feitios. Até eles tinham letras nas suas barbatanas, T de Truta, S de Sardinha, E de Enguia, F de Faneca, P de peixe-Porco e muitos outros peixes.
Nessa ilha havia um sol tão quente que fazia imenso calor às pessoas.
Não era uma ilha qualquer, pois tinha muitos segredos por desvendar na magia das palavras.

Autores:
João Pedro
Ricardo
Patrícia
Catarina


Ilha de Palavras

Era uma vez uma ilha mágica cheia de alegria onde viviam muitos escritores e poetas famosos como Luís de Camões, Sophia de Mello Breyner Andresen, Alexandre Parafita, Álvaro Magalhães, etc. Eles falavam linguagem poética e em rima. Essa ilha tinha um sol que brilhava lá no alto do céu e era em forma de um O e os seus raios luminosos em forma de um I Lá os montes, vales, planícies e montanhas, eram em forma de letras. Os rios tinham pontes e peixes também em forma de letras. Cada peixe formava uma letra, palavras, família de palavras e depois frases. Ai havia um mistério por desvendar e que só quem sonhava ser um poeta é que o poderia resolver. Ninguém descobria essa ilha porque era muito longínqua. E tudo o que havia lá era em miniatura. Toda a ilha era cheia de cores claras e vivas. Havia um arco-íris que dava o caminho para um tesouro, o baú das letras. Quando um poeta morria levantavam-se várias estátuas para os homenagear. Pelo ar, as palavras voavam com o vento e deslizavam pelo arco-íris colorido como um escorrega. Todas essas palavras formavam poemas que rimavam na linguagem dos poetas.

Autores:
Ângelo
Daniela
Bárbara
Matilde


Ilha de Palavras

Era uma vez uma ilha das palavras onde existiam vulcões que explodiam letras e palavras que terminavam em rimas. Alguns vegetais eram em forma de letras. As cascatas ao bater formavam lindos versos. As nuvens eram em forma de palavras. Na paisagem, os vales, planícies, montanhas e praias de areia dourada viam-se de forma entusiasmante. A ilha era inabitada por homens. Somente os poetas lá viviam. Podia-se encontrar Luís de Camões, Florbela Espanca, Sophia de Mello Breyner Andresen e muitos outros. Brincavam ao jogo das mais belas palavras que eles bem conheciam. Os animais eram muito dóceis e carinhosos. Também eles falavam e inventavam rimas. Os poetas costumavam fazer belos banquetes nas noites de Lua Cheia. As casas eram em forma de letras como a maior parte dos objectos. As crianças não tinham de ir à escola porque já nasciam com o poder da sabedoria. Passavam o seu tempo com os livros, as palavras e os textos em vez de usarem brinquedos. Naquela ilha misteriosa tudo era diferente e belo. Todos eram felizes naquele habitat!

Autores:
Tiago
J. Filipe
André

Obs.

A nossa Ilha das Palavras foi inspirada na obra de José Jorge Letria com este mesmo nome. Não se tratam de resumos mas sim de textos criados por nós.

1 comentário:

Os Ferreiritas disse...

Olá Pequenotes
A vossa ilha está muito gira e, sobretudo, muito culta...
Imaginação é o que não falta! Continuem assim.
Beijinhos da prof.Fernanda e dos Ferreiritas