RSS

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Acróstico

Competência: Organinar textos próprios segundo critérios diversificados (temática, prosa, poesia).
Actividade: Escrever um acróstico com o seu nome (poema em que as letras iniciais e médias ou finais de cada verso formam nomes, quando são ligados na vertical).

Inventei uma experiência
Num laboratório secreto
Engraçado com esqueletos
Só um deles era inquieto.

Rir Brincar e pular
Ir aos jogos com o Rui
Correr saltar e cantar
Andar feliz na escola
Rebolar a toda a hora
De contente com sacola
Ora «’bora»!!!

Tudo gosto de aprender
Ir saltar e correr
Andar na escola e ler
Gosto muito a valer
O conhecimento desenvolver.

Minha mãe é muito linda
A minha querida mãe
Ri de tudo que eu faço
Ia dar-lhe um abraço
Amanhã dou-lhe um beijinho
Na cara um miminho
Ai e muito muito carinho!

Princesa eu sou
Amanhã rainha serei
Terei o meu trono
Rirei com o meu rei
Irei Governar
Como bem eu sei
Isto é só nos contos de fadas
Ai, já acordei!

José é o meu nome
O nome é bem pequenino
Sou um grande menino
E tenho muito tino.

Já sou outro menino
O que quero é aprender
Amanhã serei um homem
O maior para me defender.

Dedicada ao trabalho
A menina Daniela
Nunca se esquece de nada.
Inteligência é com ela,
Estuda até se fartar
Lá na escola é delicada
Atenciosa e aplicada.

A professora é fixe
Não gosto de a chatear
De repente os meus amigos
Reclamam com a professora
E é tudo a brincar.

Já sei ler e escrever
Olhem que bem que eu sei
Amanhã na escola
Outro menino serei.

Andar no recreio
Nunca parar de brincar
Gosto muito de aprender
E adoro comer
Lá na escola jogar
O futebol a valer.

Cantar, brincar e pular,
Alegria é o que está a dar,
Todos somos muito unidos,
Até verdadeiros amigos!
Rir faz muito bem,
Imaginação também,
No mundo tudo isto importa,
Amizade é que não falta!

Alexandra é o meu nome
Lindo mas comprido
E por isso
Xana me chamam
Alegre a fartar
Não passo sem brincar,
Doce e simpática
Risonha sempre a saltar
Amorosa e adoro conversar.


Cada dia que passa
A minha mãe diz que sou amorosa
Rio-me feliz e vaidosa no
Interior do meu coração
Nada pode impedir
A minha felicidade e satisfação.

Sinónimo de sabedoria
O meu nome é muito bonito
Faço felizes os outros
Imagino um mundo melhor
Ajudo quem está aflito…

Bonita e doce
Amiga e vaidosa
Ri muito alto
Bela e formosa
Adora brincar
Risadas bem fortes
Anda sempre a dar

Dei um livro ao meu amigo
Interessei-me na escola,
Orgulho tenho nela
Gozo me dá escrever
Organizar, pintar e ler.

Rir saltar e brincar
Ui que rico que é
Ir jogar com o meu amigo Zé.

Brilhante é a estrela do Céu
Encantadora sou eu
Amoroso é o meu irmão
Terna é a minha mãe
Risonho e brincalhão
Irá sempre dár-me a mão
Zé Carlos meu grande amigão.

Dia-a-dia
A minha alegria
Nota-se mais
Inês
Estás bela
Linda na tua janela.

Adoro a minha professora
Não gosto de a aborrecer
Amiga dela vou sempre ser.

Minha vida minha alma
A saudade que eu gravei
Todas as recordações
Importantes com que fiquei
Louca alma, louca vida
Da loucura permanente
Especial e diferente.

Como tenho muitas amigas
Amanhã vamo-nos juntar
Realizar uns trabalhos
Ordená-los e apresentá-los
Limpos para serem classificados
Imaginem o que sairá
Não pensem que a coisa é fácil
Amanhã na escola se saberá.

Como é bom ensinar
E as crianças educar
Com muita alegria
Ir para a escola dia-a-dia
Leve, cheia de energia
Imaginar nos seus rostos
A felicidade, o saber e a magia!



Sem comentários: