RSS

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação

Competência: Experimentar múltiplas situações que desenvolvam o gosto pela escrita (textos de criação livre, textos com tema sugerido, textos com temas à escolha...).
Actividades: Pesquisar informação sobre a origem da sanduíche; Criar uma sanduíche e divulgar a receita.

Hoje dia 16 de Outubro festejamos o dia mundial da alimentação. Fizemos pesquisas sobre os alimentos saudáveis, analisamos a roda dos alimentos e falamos sobre o grave problema da fome no mundo. Ficamos muito tristes por saber que há milhões de pessoas no mundo que passam fome. Para nos alegrar e distrair saboreamos a gelatina de morango que fizemos no dia anterior. Também descobrimos a origem da palavra «sanduíche» e cada um inventou a sua para fazer a brincar.
.
Sabias que...
...é recente chamar sanduíche a duas fatias de pão com petisco pelo meio?O baptismo deveu-se a John Montagu, 4.º conde de Sandwich (nome de uma pequena cidade inglesa), que viveu entre 1718 e 1792. (...)O dito conde era um jogador, inveterado e até se recusava a interromper a jogatina à hora das refeições. Por isso, alimentava-se apenas de pão com carne assada no meio, enquanto jogava.
O nome deste pitéu começou a ser usado desde 1830 em homenagem ao conde de Sandwich. Apareceu nos dicionários a partir de 1905.




1 comentário:

Professora Filipa Pimentel disse...

Olá! Quero aproveitar este espaço para felicitar a professora Cecília e os seus alunos pelo empenho demonstrado. Continuação de bom trabalho...!