RSS

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Um Dia com Lendas

Competência: Conhecer e relacionar lendas com factos históricos. Desenvolver a oralidade e a escrita.
Actividades: Reconto oral e escrito de lendas de Portugal.


Lenda de S. Martinho


Num dia de muita tempestade e frio ia S. Martinho, um valente soldado, montado no seu cavalo quando lhe apareceu um mendigo com a mão esticada e a pedir esmola.
Martinho não hesitou, saiu de cima do seu cavalo, pegou na capa e na espada e imediatamente cortou a capa a meio e deu metade ao mendigo. Depois continuou o seu caminho cheio de felicidade por ter dado metade da capa ao mendigo.
De repente, as nuvens desapareceram do céu e apareceu um sol radioso e maravilhoso. É por isso que todos os anos, mesmo sendo Outono, por estes dias, há sempre sol. É o Verão de S. Martinho.

Trabalho de: Ana Sofia

Lenda de S. Martinho


Num dia de tempestade e de frio ia Martinho, valente soldado, a galope no seu cavalo. De repente, viu um mendigo a estender-lhe a mão, cheio de frio e de fome.
Martinho não hesitou, parou imediatamente o cavalo e, como não tinha comida, rasgou a sua capa a meio e deu metade ao pobre.
Depois Martinho seguiu o seu caminho e, de repente, apareceu um sol radioso no céu.
É por isso que mesmo sendo Outono, por estes dias, principalmente no dia 11 de Novembro, aparece o sol no céu e pára de chover.
Esta lenda ficou muito conhecida por lenda de S. Martinho porque diz-se que foi um milagre.

Trabalho de: Tiago Leite.

O milagre das rosas

D. Isabel de Aragão, mais conhecida por rainha Santa Isabel, pelos muitos milagres que lhe foram atribuídos, um deles - milagre das rosas -, era casada com D. Dinis.
D. Isabel era muito bondosa e dava comida, ouro e prata aos pobres sem que o rei soubesse. Mas um dia, um homem do paço que lá andava descobriu que D. Isabel ajudava os pobres e foi fazer intrigas junto do rei. Este resolveu que, no dia seguinte, iria apanhar a rainha desprevenida. E foi o que aconteceu!
Numa gélida manha de Janeiro, ia D. Isabel com as aias e com o regaço pleno de moedas e, de repente, D. Dinis apareceu e disse:
- Onde vais minha rainha tão pela manhã?
- Armar os altares de Santa Cruz, meu rei.
- E o que levais no regaço?
- São rosas, meu senhor!
- Rosas em Janeiro? Estais a enganar-me!
D. Isabel calou-se um pouco e só depois, largando o regaço, disse:
- Não, não mente uma rainha de Portugal!
E todos viram cair do regaço belíssimas rosas de Portugal! Diz a lenda que foi milagre.

Texto de: Matilde
Ilustração de:
Tiago

Sem comentários: