RSS

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Sábios como Camelos

Competência: Desenvolver competências específicas de compreensão de textos narrativos.
Actividades: Leitura da história "Sábios como camelos" de José Eduardo Agualusa. Representação sequencial da história. Reconto oral e escrito.

Era uma vez um grão-vizir que era o rei da Pérsia. Ele adorava ler. Sempre que ia viajar levava quatrocentos camelos e cada um levava quatrocentos livros e estavam treinados para andar por ordem alfabética. Sempre que queria ler mandava parar a caravana e procurava de camelo em camelo não descansando até encontrar o título certo. O primeiro camelo chamava-se Aba, o segundo Baal e assim por diante até chegar ao último chamado Zuzá. (João Pedro)
À frente da cáfila, que é como se chama um conjunto de camelos, iam o grão-vizir e os seus ministros e de repente o céu escureceu e surgiu uma tempestade de areia. O grão-vizir ordenou que os camelos se juntassem formando um circulo, mas era tarde demais. O vento abafava as palavras, a areia entrava pelas camisolas, enfiava-se nos cabelos e as pessoas tinham que tapar os olhos para não ficarem cegas. Aquilo durou a tarde inteira. (Sofia)
Quando amanheceu o grão-vizir acordou, olhou em redor mas não foi capaz de encontrar um único dos quatrocentos camelos.
Foi para o seu palácio tristíssimo.
Quem lhe contaria histórias? (Catarina)

Mas os camelos não tinha morrido, tinham sido guiados por um jovem pastor a uma região longínqua. Passado alguns dias o pastor vendo que os camelos iam morrer de fome deu-lhes alguns livros a comer. Comeram os primeiros transportados por Aba, a seguir os de Baal até ao último. (Carina)
Muitos dias depois as tropas do grão-vizir encontraram-nos e levaram-nos à presença do seu chefe. O grão-vizir mandou prender o pastor dizendo-lhe que era o responsável pelos livros e portanto por cada livro destruído passaria um dia na prisão. O pastor fez contas de cabeça rapidamente e descobriu que muito antes de cumprir a pena, morreria de velhice. Aba pediu licença para falar e disse:
-Não façais isso meu senhor!
-Meu Deus o camelo fala - disse o grão-vizir espantado.
Então os camelos disseram ao grão-vizir que libertasse o pastor. Ao comerem os livros adquiriram não só o poder da fala, mas também o conteúdo de cada livro, podendo assim contar-lhe as histórias. Como acordado, dali para diante todas as tardes um camelo subia até ao quarto de grão-vizir e contava-lhe uma história. (Tiago)

Na Pérsia quando viam alguém que era esperto dizia-se, aquele homem é sábio como um camelo. (Daniela Marques)

2 comentários:

Graciete disse...

Olá, esta história é fantástica...
Foi muito bom relê-la através do vosso reconto. Não se esqueçam de ler muito e com prazer para ficarem mais SÁBIOS.

Beijinhos, Graciete.

Os Ferreiritas disse...

Olá Turma 8
A vossa história está um espectáculo!
O vosso trabalho está excelente!
Cada dia que passa, fico mais encantada com o vosso blogue.
Estais todos de parabéns...sobretudo a vossa prof. Cecília que tanto vos faz "crescer".

Um beijinho da prof. Fernanda e dos Ferreiritas