RSS

quinta-feira, 19 de março de 2009

A fuga de Ícaro

Competência: Desenvolver processos básicos de compreensão da leitura.
Actividades: Exercícios de avaliação de microprocessos, processos integrativos e macroprocessos; Correcção colectiva dos exercícios realizados, com análise/debate das respostas divergentes.

A fuga de Ícaro

A ilha de Creta era governada por Minos, rei muito rico e poderoso, que gostava de chamar para a corte os homens mais capazes do seu tempo. Quando quis construir um palácio donde ninguém conseguisse sair, encomendou a obra a Dédalo, um arquitecto famosíssimo.
Dédalo pensou, pensou, e depois concebeu o mais fantástico dos labirintos! Lá dentro, qualquer pessoa se desnorteava a ponto de não conseguir encontrar a saída. Por azar, Dédalo veio a cair em desgraça e o rei mandou encerrá-lo no edifício que construíra, juntamente com seu filho Ícaro.
Não contou, porém, com a imaginação prodigiosa do arquitecto. Dédalo, em vez de cruzar os braços, preparou para si próprio e para Ícaro dois belos pares de asas e na primeira oportunidade aplicou-as aos braços utilizando cera como cola. Antes de partirem, recomendou ao filho:
- Tem cuidado, Ícaro, não voes alto de mais porque se te aproximares do Sol o calor derrete a cera e as asas soltam-se.
Ícaro prometeu seguir o conselho, mas a sensação de voar era tão estonteante que a meio caminho esqueceu as recomendações do pai e subiu... subiu... subiu...
Tal como o pai previra, as asas soltaram-se e o pobre Ícaro caiu ao mar.
Dédalo não pôde valer-lhe.
Desgostoso, bateu as asas com força e seguiu para a Sicília, onde foi tão bem recebido que ficou lá a viver para sempre.

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, adapt.


1 - Identificar ideias principais

2 - Inferências

3 - Reconhecer palavras

4 - Resumo e ilustração do texto:

Era uma vez um rei chamado Minos, que era muito rico e poderoso.
Gostava de chamar ao seu reino os homens mais espertos do seu tempo. Quis construir um palácio donde não se pudesse sair e chamou Dédalo um arquitecto famoso.

.


Dédalo pensou, pensou e concebeu o melhor dos labirintos onde qualquer pessoa ficava baralhada.
Dédalo caiu numa desgraça com o seu filho Ícaro. Ficaram presos no labirinto mas Dédalo com as suas fantásticas invenções desenhou umas asas para si e para o seu filho e deu-lhe um conselho antes de as usar.
-Tem cuidado, se te aproximares do sol a cera das tuas asas derrete.

Ícaro estava tão entusiasmado que se esqueceu do conselho, aproximou-se do sol e caiu ao mar.

Dédalo com pena enterrou-o e foi viver para a Sicília onde toda a gente o tratava bem.

Sem comentários: