Competência: Desenvolver competências específicas de textos instrucionais.
Actividades: Leitura do texto "Bolo de chocolate", mobilizando os conhecimentos prévios; Preenchimento do "roteiro de leitura"; Divisão do texto em três partes: título, materiais/ingredientes e instruções; Confecção do bolo; Lanche.
1 - Escrever no quadro o título e questionar os alunos:
- Pelo título, que tipo de texto vos parece que vamos ler?
- Para que serve uma receita de um bolo?
- Para que possam fazer o bolo o que precisam saber?
- Que ingredientes vos parece que um bolo de chocolate pode levar?
2 - Texto (receita cedida pela D. Margarida, mãe da Daniela Marques, que diz que a sua mãe é muito prendada. Esperamos que gostem! Obrigada Mamã Margarida!)
3 - Preenchimento de um "roteiro de leitura".
- Com um marcador dividir o texto em três partes: título, materiais/ingredientes e instruções.
- Pintar da mesma cor cada parte do texto e a informação que ela dá.
- Já algum fez um bolo de chocolate?
- Se sim, é capaz de explicar aos colegas como fez?
- Os alunos identificam os materiais de que necessitam para confeccionar o bolo.
- Um dos alunos explica, por palavras suas, o que teria de fazer para confeccionar o bolo.
6 - Cada aluno copia a receita para uma folha, acrescentando o desenho de um bolo de chocolate.
7 - Leitura sequencial da receita. Ler a etapa 1 e executá-la, ler a etapa 2 e executá-la...
8 - Fazer um pequeno lanche para comer o bolo.
Que delícia...
de comer e chorar por mais!!!
9 - Gostaram? ... então a nossa doce Carina trouxe a receita das natas, inspiradas nos famosos pastéis de Belém. Experimentem!
1 comentário:
Que delícia de bolo! Parece bastante apetitoso e ainda mais por ter sido feito por vocês. Qualquer dia contrato-vos para meus cozinheiros privados. Um beijo do tamanho do MUNDO!!!
Enviar um comentário