RSS

quinta-feira, 26 de março de 2009

Uma Visita Especial

No âmbito do Projecto “Aprendendo e Viajando no Espaço e no Tempo", recebemos hoje na nossa sala dois “jovens” o Senhor Artur e o Senhor Armindo que nos vieram enriquecer com a sua sabedoria sobre as Tradições da Páscoa na Nossa Terra.
Como eram muito sábios, falaram-nos da origem e significado da Páscoa. Seguimos um guião de Entrevista que elaboramos em grupo e eles contaram-nos como se festejava no tempo em que eram crianças como nós e referiram algumas mudanças sentidas ao longo dos tempos. Gostamos muito de escutar os relatos tão bem contados sobre o significado dos enfeites, dos símbolos da Páscoa, dos quadros Bíblicos que se podem ver na nossa cidade nesta época e como as crianças antigamente vivenciavam tudo isto tão activamente principalmente participando nas procissões. Como ficamos muito agradecidos por tão simpática e sábia presença, também lhes fizemos um miminho, e cantamos umas Canção. Eles vão voltar em Abril e prometeram surpreender-nos porque fomos muito participativos e carinhosos. Obrigado Senhor Artur e Senhor Armindo, Voltem Sempre e Viva a Vida!




O Senhor Artur facultou-nos muita documentação sobre a Páscoa como este exemplo que aqui partilhamos:

É denominada Semana Santa, a semana que antecede à Páscoa. Durante esta semana realizam-se em Braga várias procissões. Toda a cidade vive intensamente este período sacro, revestindo-se de símbolos que ora evocam Cristo a entrar triunfante em Jerusalém, ora recordam a instituição da divina Eucaristia, a morte do Senhor e sua ressurreição.
O colorido dos seus panejamentos umas vezes é roxo, outras negro ou mesmo branco. E a cidade, que tantas Igrejas possuem, transforma-se toda num só templo, com os seus calvários, estações da"via crucis", adornos, iluminações das casas.
O roxo é a cor simbólica do sofrimento e da penitência. Nos hábitos populares, criados nesse ambiente espiritual, até as flores com que prestam homenagem e devoção são roxas - lírio, rosmaninho, alecrim e violeta.
Há uma quadra popular, publicada pelo Abade de Baçal, que nos transmite a mensagem do povo sobre o simbolismo das cores lutuosas:
"Ando vestida de preto
ou de roxo como o lírio.
Mas ninguém me morreu:
é de luto por quem está vivo."

Todos os dias da Quaresma, em todas as Igrejas da cidade, com calendário rotativo previamente estabelecido, é exposto o Santíssimo Sacramento na tribuna alta preparada com muita luz, bastantes velas e arranjos.
A anteceder a Semana Santa realizam-se várias actividades culturais em algumas Igrejas da cidade, como o encontro de Coros Paroquiais.
No sábado que antecede o domingo de ramos verifica-se a transladação da imagem do Senhor dos Passos da Igreja Santa Cruz paro o Seminário de Santiago. No Largo de Santa Cruz, à saída da procissão, no Seminário canta o "Miserere". Depois há "Via Sacra", que percorre todos os calvários.
No Domingo de Ramos, na Igreja do Seminário de São Tiago realiza-se a bênção da Ramos. Segue-se a Procissão em direcção à Sé e a Missa de Ramos.
No Santuário do Bom Jesus há a bênção dos Palmitos e dos Ramos de oliveira. De tarde, a tradicional Procissão dos Passos.
Por tudo isto, a Semana Santa em Braga é o ponto alto do turismo religioso com forasteiros vindos de todo a país e da vizinhança.

Também queremos agradecer aos nossos colegas da turma 10 da professora Senhorinha as rosinhas muito bonitas que eles fizeram para presentear os nossos convidados. Aproveitamos também para dizer aos nossos colegas do 1ºano que os ovos estavam deliciosos!

Beijinhos para todos da turma 8 e mais uma vez
Páscoa Feliz!

Sem comentários: