RSS

quarta-feira, 11 de março de 2009

Lição de gramática

Competência: Desenvolver a compreensão global de textos de teatro.
Actividades: Leitura do texto "Lição de gramática"; Exploração da compreensão do texto e da prática cénica (do vocabulário; das interacções entre personagens; do uso do discurso directo e das indicações cénicas); Leitura com treino da voz, de expressão e de gestos de acordo com a personagem (gravação); Registo-síntese sobre as personagens do texto.
.
1 - Desenvolvimento de estratégias a utilizar antes de iniciar a leitura.
.
A professora incentiva os alunos a falarem sobre as suas experiências e conhecimentos acerca do mundo do teatro (idas a espectáculos teatrais; dramatizações/representações realizadas em contexto familiar e contexto escolar; visitas ao espaço físico de um teatro: palco, bastidores, plateia, etc.; termos relativos à representação: actor, encenador, cenário, adereços, guarda-roupa, etc). Prepara a leitura, escrevendo no quadro o título do texto perguntando aos alunos o que lhes sugere. A professora lê em voz alta e vai questionando o grupo sobre as personagens. Solicita aos alunos para sublinharem com marcadores diferentes o nome das personagens nas falas que vão ler, para não se enganarem. De seguida pede a duas crianças que leiam, representando cada um a sua personagem.
.
2 - Leitura com treino da voz, de expressão e de gestos.

Gravação da representação
Vozes: Sofia Pimentel e Daniela Marques


3 - Preenchimento de um quadro-síntese sobre os actores e as personagens.



  • Cada aluno escolhe a fala mais engraçada e a personagem mais divertida.
  • Discussão colectiva sobre as escolhas e eleição da personagem mais divertida da cena.

Queres continuar a divertir-te? ... então observa:

1 comentário:

Turma disse...

Olá meninos!
Parabéns pela vossa actividade. Para além de desenvolverem muitas aprendizagens ainda se divertiram muito...que sorte! Têm uma professora muito vossa amiga.
Um grande beijinho para a professora Cecília e para todos os meninos.
Professoras estagiárias Mónica e Joana. Turma 7

Ps. Em breve terão uma surpresa!!